Menu fechado

Joanete

No joanete a articulação do halux (dedão) vai sendo “empurrada” para fora do pé, provocando a proeminência lateral do pé. E os tendões vão tracionando o dedo, levando a deformidade e inclinação do mesmo.

Na correção cirúrgica do halux valgo (joanete) precisamos reequilibrar tanto a parte óssea quanto os tendões do halux.  Para isso utilizamos de procedimentos ósseos e liberação de tendões e cápsula articular. Utilizamos de brocas metálicas cortantes, chamadas de fresas, para através de pequenas incisões, de menos de meio centímetro, fazer os cortes ósseos e corrigir as deformidades. Utilizando também um bisturi especial, menor do que o normal, para liberar as outras estruturas. E por fim, parafusos podem ser utilizados ou não, dependendo da técnica empregada. Mas que também são colocados de forma minimamente invasiva.

No pós operatório o paciente pode caminhar e ficar de pé, apoiando o pé operado normalmente, apenas sendo necessário utilizar uma sandália de sola reta especial para isso. Sendo também realizada uma bandagem com atadura elástica adesiva para manter o pé na posição desejada, durante algumas semanas.